Harry O'Reilly Schell (nascido em 29 junho de 1921, Paris , França - faleceu 13 de maio de 1960, circuito de Silverstone , Inglaterra ) foi um American Grand Prix motor de corrida condutor.
Faleceu durante Treinos Particulares em Silverstone em 1960...
Schell era o filho de expatriados americanos e algum piloto automático Laury Schell, sua mãe era a herdeira milionária americana Lucy O'Reilly. O'Reilly foi um entusiasta do automobilismo que conheci Laury ao visitar a França, eles logo se tornaram nomes conhecidos na cena se unindo. Ela tornou-se investido fortemente na Delahaye preocupação, carros esportivos primeira campanha para eles e, em seguida, defendendo o desenvolvimento de um Grand Prix Delahaye, que corria sob a bandeira Bleue Ecurie. O francês Rene Dreyfus venceu o 1938 Pau Grande Prémio para a equipe em um choque chateado com Mercedes , mas o projeto Delahaye não conseguiu levantar o apoio necessário e nunca foi desenvolvida em toda sua extensão.
Pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, os pais Schell estavam envolvidos em um acidente de viação em que foi morto e Laury O'Reilly gravemente feridos. Quando a França foi ocupada pela Alemanha, Schell e sua mãe voltou para a América, onde Schell assumiu a execução de dois Delahayes no Indianapolis 1940 500. Tendo já se ofereceram na Força Aérea Finlandesa durante a Guerra de Inverno com a Rússia em 1939, Harry, em seguida, ganhou uma comissão nos Estados Unidos Tank Corps quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial. [ 1 ]Schell passou a correr na Europa, dirigindo Coopers na Fórmula 3 , Fórmula 2 e até mesmo o Formula One World Drivers 'Championship após sua fundação, em 1950. Sua primeira aparição foi em um Cooper movido por um motor V-twin JAP em Monte Carlo, que terminou em um acidente na chicane do porto, que envolveu a maior parte do campo.
Apesar de nunca Schell ganhou um campeonato de Grand Prix e da vida desfrutado como um playboy e mulherengo, ele era muito respeitado no período; [ carece de fontes? ] por duas vezes ele ficou no pódio, com uma alta de segundo em 1958 Grande Prêmio da Holanda, ganhou o Grand Caen Prémio de 1956, e equilibrado, com os passeios de carro periódicos esportivos. Ele fez uma parceria com Stirling Moss em garantir um segundo lugar em 1957 12 Horas de Sebring , e ficou em terceiro lugar no mesmo evento em 1959. [ 2 ] Suas magias mais notáveis na Fórmula Um veio para BRM , Vanwall e os Maserati esforço de fábrica como subordinado a cinco vezes campeão Juan Manuel Fangio . Ele também pilotou pela Scuderia Ferrari para uma única corrida no Grande Prêmio de Mônaco 1955 .
Schell conquistou reputação como um concorrente e prudente, seguro e poderá ser contado como um pontuador consistente, mas ele também mostrou a sua classe quando a oportunidade se apresentou. [ carece de fontes? ] Em 1954 Grande Prêmio da Espanha , ele assumiu a liderança da o início de sua Maserati privado e partiu para a distância antes de girar fora do primeiro lugar e depois se aposentar com uma falha de transmissão. No Grande Prêmio da França 1956 , aliviou um mal Mike Hawthorn depois de sua própria Vanwall tinha saído com falha de motor cedo e dirigi de volta para a segunda posição. A equipe Ferrari, operando sob a suposição de que era um Schell deriva colo, tinha sido pego de surpresa, e uma luta dramática pela liderança seguiu, mas o esforço foi em vão Schell como ele foi forçado a fazer um pit stop demorado logo depois. Ele conseguiu, no entanto, exibindo todo o potencial da Vanwall no cenário mundial pela primeira vez. [ carece de fontes? ] Conduzir um Ferrari 375 Indy para Chinetti do Norte Luigi American Racing Team em 1958 Corrida dos Dois Mundos , Schell juntou Phil Hill (Scuderia Ferrari 296 Dino) e Masten Gregory (Ecurie Ecosse Jaguar D-Type) no alto bancário Monza como o americano drivers só não entrou em um americano Campeonato de Carros .
No início de 1960, e quase 40 anos, as perspectivas Schell apareceu dim, e ele fez campanha uma corrida Cooper privado no âmbito da família Ecurie banner Bleue dele. Isso mudou, no entanto, quando ele foi contratado pela British Racing Partnership equipe antes do início do Grand Prix temporada europeia para um programa completo dos eventos, a equipa com Tony Brooks e do sobe-e-vem Chris Bristow em anos Coopers. Schell morreu, na prática, para o campeonato não Troféu Internacional evento em Silverstone em 1960, quando ele bateu o seu Cooper no Abbey Curve. Schell estava dirigindo a cerca de 100 mph, quando o carro deslizou na lama ao lado da pista e perdeu uma roda. O Cooper cambalhota e penetrou uma barreira de segurança, fazendo com que uma parede de tijolos em colapso. [ 2 ]
Antes de sua morte, Schell tinha sido extremamente vocal na promoção do roll-bar em carros de corrida europeia, uma característica de segurança exigidos nos Estados Unidos. [ carece de fontes? ] Pela fórmula 1500cc de 1961, tornou-se padrão na Fórmula Um.
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